terça-feira, 14 de outubro de 2008

Carlos Oliveira soma e segue na Copa Subaru

Os Portugueses Carlos Oliveira e Duarte Castro não tiveram uma tarefa nada fácil em mais uma prova do Campeonato de Espanha Ralis Asfalto, com a realização do Rally Sierra Morena.
A prova que se realizou no sul de Espanha foi marcada pelas difíceis condições atmosféricas com a chuva a marca presença em força. Como é habitual neste campeonato, os troços cronometrados começam bastante cedo, pelo que a maioria dos concorrentes ainda disputou as primeiras classificativas de noite. Para o piloto da Subaru, e apesar dos “difíceis obstáculos” a prova ate começou bem, imprimindo um ritmo forte e bastante confiante. Infelizmente logo a partir da 3ª classificativa começaram a debater-se com problemas de excessivo aquecimento dos travões que os abrigou a dosear o andamento, até que a partir da 6ª especial ficaram totalmente sem travões. A dupla ainda tentou resolver o problema na assistência mas verificaram que o problema era impossível de resolver e optaram por tentar concluir a prova, rodando nas 4 especiais restantes num ritmo baixo. Felizmente lograram concluir a prova e vencer novamente a Copa Subaru Espanha, somando mais pontos preciosos que os ajudam ainda mais a destacar-se na liderança do troféu, numa altura onde faltam disputar apenas duas provas, o Rallye Costa Brava e o Rallye Shalymar.
Como nos refere o piloto de Guimarães, “ a prova por si só, devido às muito más condições atmosféricas foi bastante difícil. Depois logo de manhã, a maior parte dos concorrentes saiu com pneus slikes, incluído nós, para dois troços onde chegou mesmo a cair granizo, baralhando bastante as classificações gerais da prova. Na 3ª especial começamos a ter problemas de travões, tentamos resolver nas assistência, o que não foi possível, e para terminar o rali tivemos que ir com muitas cautelas, num andamento baixo, pois no decorrer dos troços ficávamos mesmo sem travões e os troços estavam cheios de publico, o que tornava a nossa situação perigosa e complicada. Felizmente acabamos o rali, ainda vencemos o troféu o que nos permite continuar na liderança do mesmo e vamos até ao final da época fazer os possíveis para o vencer".
Texto e Foto de Nuno Pimenta

sábado, 11 de outubro de 2008

Carlos Oliveira e Duarte Castro no Rallye Sierra Morena

O Campeonato de Espanha Ralis asfalto esta a decorrer este fim-de-semana com mais uma edição do Rallye Sierra Morena no sul de Espanha. Inserido no campeonato e na Copa Subaru Espanha estará mais uma vez Carlos Oliveira, que desta feita levará a seu lado o regressado Duarte Castro.
Para a dupla o objectivo passa por uma vez mais vencer o troféu e chegar ao melhor resultado possível na classificação geral. O piloto de Guimarães lidera destacadamente a Copa, numa altura onde tudo se começa a já ficar decidido pois apenas faltam duas provas para o terminar do desafio monomarca. Sendo assim o piloto do Subaru Impreza WRX aposta num bom andamento, partindo e como tem sido habitual com a principal desvantagem do pouco conhecimento dos troços mediante os seus mais directos adversários. A prova tem um total de 10 provas especiais de classificação, conta com mais de 70 inscritos, estando previsto a chegada ao pódio final para as 21H38.
Para acompanhar a prova online, bem como mais informações siga o link.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Campeonato Português de Offroad com Penúltima prova em Lousada

O campeonato de Portugal de OffRoad conta apenas com mais duas provas uma de Rallycross e outra de Autocross.
Lousada recebe já este fim-de-semana a última prova do Campeonato de Portugal de Rallycross com uma lista de inscritos que já não se via há muito tempo.
Com um total de 46 inscritos em todas as divisões quando os campeonatos se decidem na última prova.
Divisão 1
Neste momento JORGE SIRGADO, lidera com 260 pontos, seguido de JOAQUIM SANTOS com 244 pontos, PAULO CAÇOILO com 210 pontos, CARLOS SILVA com 203, PEDRO MATOS com 193, RUBEN TABAIO com 149 pontos e finalmente ANTÓNIO TEIXEIRA com 46 pontos.
Divisão 2
Na divisão 2, TIAGO ALEXANDRE lidera com 174 pontos seguindo-se MARCO ANTÓNIO com 162 pontos e LUÍS MONTEIRO depois do abandono em Castelo Branco com 117 pontos e finalmente JOSÉ POLÓNIO com 85 pontos
Divisão 3
A Divisão 3 encontra-se muito mais competitiva, mas nitidamente MÁRIO BARBOSA com 255 pontos e o principal candidato ao titulo de 2008, RUI SIRGADO, com 231 pontos aguarda um deslize para poder assumir a liderança do campeonato, segue-se JOÃO RIBEIRO com 218 pontos, JOSÉ DIAS com 208, HELDER RIBEIRO com 167 pontos, NUNO CARDOSO com 166 pontos, JOAQUIM PACHECO com 157, HELDER PONTES com 142, PAULO SANTOS com 86, HELDER RIBEIRO com 72, ANTÓNIO LIMA e BELMIRO CORREIA com 13 pontos.
Taça Nacional de Rallycross
Na taça nacional de Rallycross Joel Silva Lidera a divisão 1 com 235 pontos seguindo-se Elisabete Azevedo com 230 e José Blanco com 207, o que promete ser uma finl empolgante.
Na divisão dois Valter Martinho assegura a liderança com 240 mas Edgar Silva com apenas 8 pontos de diferença não vai dar tréguas para subir do segundo lugar, já Reinaldo Silva com 200 pontos aguarda o deslize de qualquer um deles.

Lista de Inscritos
CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALICROSS 2008
DIVISÃO 1
Nº CONDUTOR/VIATURA
2 Ruben Tabaio Ford Focus
3 Paulo Caçoilo Mitsubishi Evo VI
4 Pedro Matos Mitsubishi Lancer
5 António Teixeira Mitsubishi Evo
6 Carlos Silva Mitsubishi Evo VII
7 Joaquim Santos Opel Astra
8 Jorge Sirgado Peugeot 306
11 Américo Moreira Mitsubishi WRC
DIVISÃO 2
Nº CONDUTOR/VIATURA
101 Paulo Barros Opel Astra
102 José Polónio Peugeot 206
103 Marco António Renault Clio
107 Tiago Alexandre Peugeot 306
111 Rui Raposo Opel Astra
120 José Azevedo Peugeot 306
121 Adão Pinto Opel Astra
126 Hélder Ribeiro Citroen C2
DIVISÃO 3
Nº CONDUTOR/VIATURA
201 Mário Barbosa Citroen Saxo
203 Dias Peugeot 106 GTI
205 Rui Sirgado Citroen Saxo
207 Joaquim Pacheco Citroen Saxo
208 António Lima Citroen Saxo
209 Belmiro Correia Citroen Saxo
210 Hélder Pontes Citroen Saxo
212 Hélder Rui Ribeiro Peugeot 306
245 Rogério Sousa Citroen Saxo
246 Tiago Moreira Citroen Saxo
TAÇA NACIONAL DE RALICROSS 2008
DIVISÃO 1
Nº CONDUTOR/VIATURA
401 António Dias Toyota Celica
402 José Blanco BMW IX
403 Luís Fonseca Mitsubishi Galant VR4
405 Elisabete Azevedo BMW IX
407 Júlio Bastos BMW M3
408 José Dias Lancia Delta
409 Francisco Oliveira Peugeot 306 Turbo
410 João Sousa BMW E30
412 Joel Silva Toyota Celica 4x4
425 Carlos Santos Ford Escort
426 Nuno Magalhães BMW 325 IX
DIVISÃO 2
Nº CONDUTOR/VIATURA
502 Valter Martinho Valter Martinho Renault Clio
503 Isabel Relvas Isabel Relvas Peugeot 306
504 Reinaldo Silva Reinaldo Silva Opel Kadett
506 Edgar Silva Edgar Silva Peugeot 205
508 Hugo Santos Hugo Santos Renault Clio
510 António Zenha António Zenha VW Golf D
DIVISÃO 3
Nº CONDUTOR/VIATURA
601 Luís Teixeira Luís Teixeira Citroen Ax 1832
603 Bruno Lima Bruno Lima Peugeot 205 Rally
604 Luís Bastos Luís Bastos Nissan Micra
605 M. Moreira M. Moreira Citroen AX

Para mais informações da prova siga o link

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

I SUPER ESPECIAL SENTIR PENAFIEL

Depois do êxito que foi a corrida Internacional de Camião Cross em Montalegre, realizada em 09 e 10 de Agosto do corrente ano, a desigual eventos abraça mais um desafio esperando-se continuar a estar ao melhor nível, empregando todos os conhecimentos obtidos ao longo muitos anos dedicados ao desporto automóvel.
Tentou-se uma regulamentação adequada e que vá ao encontro dos amantes desta modalidade desportiva, reeditando as tão famosas Super Especiais do tempo do Rally de Portugal. Não querendo ter a veleidade de ser a melhor, tudo será feito para se ser uma das melhores.
A proposta vai no sentido de se dividir a prova em três Divisões. A Div 1 para viaturas até 2000 Cm3, comportando contudo duas classes, A para viaturas até 1400 Cm3, B para viaturas até 1600 Cm3 e C para as viaturas com mais de 1600 Cm3 e incluindo os Kit Car e os S 1600. A Div 2 para as viaturas até 3 500 Cm3 comportando a classe 1 para as viaturas de tracção integral e classe 2 para as viaturas de duas rodas motrizes.
A Divisão Especial será destinada a convidados e que terão uma única marca de carro á sua disposição.
A corrida terá apenas treinos livres. Alinharão sempre dois concorrentes á partida pelo que correrão sempre aos pares. O máximo de participantes será de 60. O valor da inscrição é de 100 euros e terminarão no dia 12 de Outubro. Dos 100 euros, 20 reverterão a favor de uma instituição de solidariedade social a designar.
O seu início será no Sábado, dia 8 de Novembro, com verificações e treinos da parte da manhã e pelo menos uma corrida da parte de tarde. No Domingo, dia 9 haverá corridas e finais. O número de inscrições está limitado a 60 participantes
O regulamento encontra-se na FPAK para aprovação, podendo no entanto ser consultado sob reserva no site http://www.desigualeventos.com.sapo.pt/.
Esta prova terá o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e como tal se chamará I SUPER ESPECIAL SENTIR PENAFIEL.
Os preços de bilheteira serão de 5,00 euros para Sábado e Domingo.Para 2009 a Desigual Eventos contará com um programa muito vasto com varias iniciáticas como um troféu que está sob aprovação na FPAK e que se chamará eventualmente COPA UNO. Prevê-se um troféu com 6 provas, sendo duas em Autocross e três em Ralicross. Prevê a inclusão de um concorrente e mais que um piloto, a reactivação das corridas de camiões nacional, a reactivação das provas de Citroen 2 CV nacional, o Camião cross internacional inscrita no calendário Francês e a Corrida de Citroen 2 CV internacional também inscrita no calendário Francês.

Para aceder ao boletim de inscrição e regulamento particular da prova siga o link.

Fotos Ralicross Montalegre 2008

Apesar de ter uma lista de participantes que não primou pela quantidade, o Ralicross de Montalegre valeu-se pelos espectaculares momentos que se viveram durante Sábado e Domingo. E como não bastasse a pista é repleta de boas paisagens que tornaram os momentos fotográficos ainda mais espectaculares. Aqui ficam mais algumas fotos da prova a cargo do Clube Automóvel de Vila Real. Para visualizar siga o Link.

Fotos Ralicross Castelo Branco 2008

Se em Baltar a chuva marcou em força a prova, já em Castelo Branco notou-se o oposto com as temperaturas bem altas. Esta prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralicross, Taça Nacional de Ralicross e Troféu Semog ficou marcada pela estreia das provas nocturnas no offroad. A iniciativa foi das melhores, mas requer ainda algumas rectificações.
Aqui ficam alguns momentos da prova. Clik aqui

Fotos Ralicross Baltar 2008

O Campeonato de Portugal de Offroad vai voltar já ao activo este próximo fim-de-semana com a realização do Ralicross de Lousada. Para recordar como estas provas são bem interessantes aqui fica uma galeria referente ainda ao Ralicross de Baltar 2008 que foi marcado pelas difíceis condições atmosféricas. Para aceder siga o link.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Martinho Ribeiro e Paulo Marques no Rallye Ourense

Martinho Ribeiro e Paulo Marques vão estar presentes em mais uma edição do Rallye de Ourense – Baixa Limia, prova do Campeonato de Galicia de Rallyes 2008 que se irá disputar no próximo dia 4 de Outubro.
Depois da estreia azarada no Rali do Alvarinho, onde a dupla foi obrigada a desistir, os objectivos estão bem definidos, como nos refere Martinho Ribeiro. “Queremos sobretudo rodar com o carro. O rali do alvarinho foi curto, pelo que só deu para ter uma pequena noção das potencialidades do carro que bem exploradas dão para aspirar a bons resultados. Esta prova é bastante engraçada, muito técnica, pelo que vamos tentar tirar o melhor conhecimento do carro e evoluir o mais rápido possível, pois só assim iremos conseguir chegar aos resultados pretendidos. Fizemos uma revisão geral ao carro, mas só com o decorrer da prova é que iremos tirar algumas conclusões no que se refere às prestações.”
A dupla parte com a natural desvantagem do pouco conhecimento dos troços, mas e pelo demonstrado no Rali do Alvarinho, é de esperar uma boa prestação da única equipa portuguesa inscrita.
A dupla apoiada pelo Grupo Ribeirense irá ter que disputar 97,01 km em provas especiais de classificação, 3 durante a 1ª secção e 3 na 2ª, tendo a prova um total de 301,60 km.
Texto e Fotos Nuno Pimenta

Rali de Amarante nefasto para José Vieira

A penúltima prova do Troféu Regional Ralis Douro começou da melhor forma e terminou da pior para José Vieira e Sérgio Oliveira. Os líderes da competição partiram para o rali de Amarante dispostos a defender a sua posição.
E foi isso que fizeram, desce cedo ao vencerem a super especial disputada na 6ª sexta-feira à noite bem no centro de Amarante. No sábado a tarefa era de prever difícil para a dupla do pequeno Citroen Ax, pois os troços muito rápidos e com zonas bastante a subir não ajudavam em nada as menores potencialidades do carro francês em relação aos seus mais directos adversários. Ainda assim voltaram a surpreender tudo e todos com um andamento fortíssimo e espectacular que os permitiu rodar nos 4º primeiros lugares da geral e liderar sem oposição a classe 1. Mas o pior veio a acontecer já com a meta à vista, no decorrer da última especial. Ao passar de uma zona de forte travagem e redução, a caixa de velocidades resolveu não colaborar e a dupla acabou por ficar com o carro solto e não evitar uma cambalhota completa. Como refere o piloto “ o rali estava a correr muito bem, estava a gostar do nosso andamento e satisfeito pelos resultados que estávamos a obter. O rali tem zonas que sobe bastante onde é nos impossível conseguir bater os adversários que têm de carros muito mais superiores e alguns até 4x4. Infelizmente na última PEC, numa zona de travagem forte não consegui engrenar qualquer mudança na caixa de velocidades, e acabamos por capotar. Contudo e apesar dos danos o carro ficou pronto a seguir. Mas devido ao que se pode chamar mesmo “inexperiência” nestas situações, pensamos que o carro tinha ficado afectado de motor, mas como estava mal colado tentamos retira-lo. Acabou por pegar e conseguimos prosseguir em prova e terminar o rali. Com isto perdemos mais de 3 minutos, numa situação que se tivéssemos posto o carro a trabalhar iríamos perder o máximo 1 minuto e pouco e terminar na mesma nos 5 primeiros. Infelizmente não há nada a fazer e agora é esperar pelo rali de Vila Real onde tudo se vai decidir”.
A dupla veio assim a descer do 4º lugar para o 10º, mas o mais importante acima de tudo é de ainda estarem na luta pelo título, ocupando agora a 2ª posição com 2 pontos de diferença para o líder. Com isto o Rali de Vila Real vai prometer muita animação e também surpresas.
Texto e fotos Nuno Pimenta