Mais um grande êxito desportivo para a cidade de Famalicão! Foram mais de 20 mil pessoas que vibraram com a passagem das mais de sete dezenas de viaturas de diferentes gerações e várias modalidades de diferentes competições nacionais.
Uma extraordinária jornada desportiva num concelho hospitaleiro onde os aficionados do desporto automóvel “crescem” ao som dos motores, adeptos que sabem receber bem os forasteiros. Por estas razões e, pela excelente lista de inscritos que enriqueceu esta quarta edição, contemplando pilotos que ostentam já títulos nacionais e, outros com largos pergaminhos no desporto automóvel nacional, a organização a cargo da DEMOPORTO em parceria com a VALVULAS E CILINDROS e, com o apoio da Câmara Municipal de Famalicão só pode estar satisfeita por mais este grande êxito.
A quarta especial de Famalicão teve a particularidade de consagrar o quarto vencedor diferente. Desta feita, António Barros seguiu-se a Nuno Pina, vencedor do ano passado, ao cabo que na segunda edição tinha sido José Pedro Gomes a triunfar, depois de Joaquim Jorge “abrir” o livre dos consagrados! Outro dado estatístico, em nenhuma das quatro edições, o vencedor compareceu à seguinte, após se ter consagrado no lugar mais alto do pódio! Na vertente competitiva, António Barros, um portuense que, agora reside em Famalicão, impôs-se com o seu BRC CM05 EVO, quer na fase de apuramento, quer na final, com uma escassa vantagem de 0,375 milésimas de segundo para outro BRC tripulado por Nuno Guimarães. O pódio acabaria por ser monopolizado pelos BRC’s com Luís Martins a assegurar a terceira posição. Depois de uma primeira fase com a totalidade dos participantes a realizaram uma volta ao circuito, ficaram apurados para a segunda fase os 25 melhores. Foi aqui que os BRC’s justificaram o favoritismo, sendo cerca de cinco segundos mais rápidos que os restantes. Vítor Pascoal no seu habitual Peugeot 207 S2000 foi quarto da geral, levando de vencido o “duelo” com o Austin Mini de Pedro Salvador. Seguiram-se na classificação geral três Escort’s RS – muito apreciados pelos adeptos dos clássicos, com excelentes desempenhos face à sua preparação e espectacularidade. O madeirense José Carlos Magalhães superiorizou-se a Rui Alves e Joaquim Santos, assegurando no final a sexta posição. José Pires em BMW M3 foi nono, na frente de um moderno e competitivo Mitsubishi Evo VIII Mr de José Pedro Miranda que fechou o “top ten”.
Patrícia Silva em Alfa Romeo 33 venceu a taça das senhoras. A organização instituiu ainda um prémio para o piloto que mais leva-se o público ao rubro, com a sua actuação. O prémio “show” foi para Júlio Bastos que não defraudou as expectativas com espectaculares atravessadelas com o seu BMWM3.
O site: valvulasecilindros.pt, disponibilizará um banco de imagens da autoria da: dpi.com.pt (Rui Couto) assim como a classificação geral desta 4ª Super Especial.
Troféu Domingos Casimiro entregue a João Ruivo
De forma a premiar o desempenho do melhor famalicense, o troféu “Domingos Casimiro” instituído pelo pelouro do desporto da Câmara Municipal de Famalicão, foi entregue pelo próprio Domingos Casimiro a João Ruivo – piloto do Open de Ralis que fez deslocar até sua “casa” o Fiat Stilo. Domingos Casimiro é um ilustre famalicense, dos mais antigos licenciados ainda em actividade – a 1ª licença desportiva já completou 45 anos! Referência incontornável do pioneirismo do automobilismo em Portugal, Domingos Casimiro inicia a sua actividade desportiva pelas perícias no ano de 1970, seguindo-se o autocross e, por fim as competições de velocidade, com o seu Alfa Romeo Giulia. Nos dias de hoje, continua a ser presença assídua nas provas de resistência em Braga e Estoril, para além de integrar o núcleo “duro” do Automóvel Antigo e Clássico de Famalicão.
Classificação Final:
1º - António Barros (BRC), 1m26,455s
2º - Nuno Guimarães (BRC), 1m26,830s
3º - Luís Martins (BRC), 1m27,876s
4º - Vítor Pascoal (Peugeot 207 S2000), 1m31,370s
5º - Pedro Salvador (Austin Mini), 1m31,551s
6º - José Magalhães (Ford Escort), 1m34,446s
7º - Rui Alves (Ford Escort), 1m34,551s
8º - Joaquim Santos (Ford Escort), 1m36,410s
9º - José Pires (BMW M3), 1m36,974s
10º - José Miranda (Mitsubishi Evo VIII), 1m37,258
Texto: Press Foto: Nuno Pimenta
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário