Rui Ribeiro é um piloto que apesar de ainda jovem, tem já uma carreira desportiva bastante multifacetada. O piloto de Guimarães já passou por várias modalidades como o Karting, as Rampas, e os Ralis. A época de 2009 veio a ser muito produtiva para Rui Ribeiro, já que teve uma época bem preenchida, ocupando a função de co-piloto de diversos pilotos com viaturas muito diferentes entre si. Para tal, e numa altura em que o piloto ainda não definiu totalmente a sua época, estivemos à conversa com o mesmo que nos pormenorizou o balanço de 2009 e o futuro para 2010.
2009 foi uma época em “alta” para ti, com a possibilidade de alinhar em bastantes provas. Qual o balanço que fazes da época?
Rui Ribeiro: O balanço é positivo na medida da experiencia que ganhei com os três pilotos que naveguei. Todos eles diferentes e com formas bastante distintas de encarar as provas.
Qual o melhor e o pior rali para ti da época?
O melhor foi o Rali Cereja do Fundão pela forma como tudo decorreu quer da parte da organização como os tempos muito positivos que estávamos a conseguir até ao momento da nossa desistência devido a uma saída de estrada. O pior foi sem dúvida o Rali de Baião pelos problemas que tivemos no carro durante todo o rali e as condições precárias com que o disputamos.
Dos vários carros que tiveste a possibilidade de correr qual o que te impressionou mais?
O Ford Escort Cosworth, pela potência, aspecto agressivo e brutalidade das reacções do carro. Depois porque foi sempre o carro dos sonhos da minha adolescência.
Um aspecto positivo de cada um deles?
Os Saxo’s pela fiabilidade e versatilidade, o Cosworth pela agressividade, o Carisma EVO pela sensação de poder sobre controlo, já que dispõe de vários dispositivos que ajudam á sua condução, no fundo dá a impressão de que foi feito para dar o máximo de prazer a quem o conduz não esquecendo o pormenor no cronómetro no fim das PEC’s.
Planos para 2010?
Vou em princípio estar ligado através da assistência em competição numa equipa que irá participar no Troféu Rotax (karting) e fazer um ou outro Rali que não interfira com as datas das provas deste mesmo troféu.
Algum agradecimento?
A todos os pilotos que tiveram a amabilidade de me convidarem para os navegar, sendo eles o Filipe Pinto de Gondomar, o António Pimenta de Fafe e Pedro Silva de Guimarães. Agradeço também á família mais próxima por terem proporcionado as condições que precisei para ter estado nos 8 ralis que disputei.
Texto e fotos Nuno Pimenta
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário