quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Pedro Silva com dever cumprido!

Com o concluir da temporada de 2009 no desporto automóvel, e com o arranque da temporada de 2010 já bem perto, é a altura de fazermos o balanço das nossas equipas, que ao longo de um ano dão o melhor de si para chegar aos melhore resultados finais. Pedro Silva é um bom exemplo. Apesar de não estar a disputar na íntegra qualquer campeonato, revelou prova a prova uma grande evolução. Com poucos meios, mas acima de tudo com muita vontade e profissionalismo conseguiu chegar a resultados de relevo, deixando equipas com “melhores” argumentos para traz. Pedro Silva mostrou esta época ser um piloto de top e que fundamentalmente tem ainda muito para dar, faltando apenas neste um projecto, diga-se um carro, e essencialmente apoios para concretizar um projecto que permita ao piloto da cidade Berço apostar num projecto ganhador.
Que Balanço fazes da época desportiva de 2009?
Pedro Silva: O balanço é positivo, pois nas cinco provas que disputámos, conseguimos cumprir os objectivos traçados em três, só não o conseguindo nas restantes devido a azares ou avarias mecânicas. Em Fafe, ficámos sem travões logo no segundo troço, devido a um problema de sobreaquecimento do óleo, numa altura em que rodávamos na 21ª posição e estávamos com um andamento bastante forte, que acreditámos que nos iria permitir subir facilmente algumas posições. Perdemos aí mais de um minuto para a concorrência e o resultado estava desde logo comprometido. Na assistência seguinte o problema ficou em parte resolvido e pudemos rodar em condições normais durante mais um troço, mas o problema viria a surgir novamente na especial seguinte, pelo que optámos por abandonar. Seguiu-se o Rali de Barcelos, em que, ainda que com algumas cautelas, conseguimos obter o 20º lugar final, o que acabou por ser bastante positivo. A prova que disputámos a seguir foi o Rali Santo Thyrso ConVida, em que já não fui acompanhado pelo Paulo Silva, que não pôde voltar a correr este ano por motivos profissionais, passando a correr com o Rui Soares. O Rali estava a correr bastante bem até à quarta prova especial, em que estávamos na luta pela quinta posição da geral, mas tivemos um furo logo no início do troço seguinte, que nos fez perder dois minutos e baixar para o nono lugar. Trocámos o pneu no final desse troço, mas não evitamos penalizar 50s por 5 minutos de atraso no controle horário seguinte. Depois disso, como se não bastasse o azar que tivemos, voltamos a furar no final do último troço, mas conseguimos manter a nona posição da geral. De seguida veio o Rali de Vila Verde, que teve como aliciante o facto de pontuar para o Campeonato de Portugal de Ralis / 2 Litros, pelo que tivemos a oportunidade de medir forças com concorrentes com bastante experiência e com orçamentos bastante superiores ao nosso. Nesta prova, em que fui acompanhado pelo também Vimaranense Rui Ribeiro, começámos com bastantes cautelas, mas apesar disso conseguimos obter o vigésimo primeiro tempo, o que nos deixou bastante animados. Assim sendo, entramos ao ataque para o segundo troço, continuando a manter um ritmo forte nos seguintes, o que nos permitiu terminar o primeiro dia de prova num excelente décimo segundo lugar da geral. No segundo dia as coisas já não nos correram da melhor forma, com o aparecimento da chuva, pois são condições nas quais não me sinto nada à vontade e também não dispúnhamos do tipo de pneus indicado para o estado do piso. Assim, acabámos por baixar para o décimo sétimo lugar final, mas apesar de tudo conseguimos vencer a Taça CAM, destinada ao melhor classificado entre os sócios do Clube Automóvel do Minho. A última prova que realizei em 2009 foi o Rali Caldas das Taipas / Capital da Cutelaria, em que voltei a ter do lado direito o Rui Soares, para a qual parti com uma motivação extra pelo facto de estar a correr “à porta de casa”. A exemplo de Vila Verde, começámos com algumas cautelas, obtendo mesmo assim o sexto lugar, pelo que decidimos atacar forte no segundo troço, mas mantivemos a mesma posição, a 13.50s dos quintos classificados. Assim, decidimos aumentar mais um bocado o ritmo nas segundas passagens, de modo a tentar aproveitar o desconhecimento que o Sérgio (Oliveira) tinha do carro novo (estava a estrear nesta prova um Mitsubishi Lancer Evo VII) para nos aproximarmos um pouco, pois de outra forma não tínhamos qualquer hipótese de os alcançar. Arriscámos bastante nesses dois troços, mas voltamos a perder tempo, ficando a 23.40s do Sérgio, que foram melhorando sempre os tempos à medida que se iam habituando à nova máquina, pelo que não nos restou outra hipótese senão controlar o andamento dos concorrentes que nos perseguiam. No final, ficamos com a sensação de dever cumprido, pois acreditámos que seria impossível fazer melhor do que o sexto lugar com as armas que dispúnhamos.
Qual o melhor e o pior momento da época?
Penso que tivemos durante a época dois bons momentos e dois maus momentos. Como melhores momentos, o sexto lugar da geral no Rali Caldas das Taipas / Capital da Cutelaria e o décimo segundo lugar da geral que ocupávamos no final da primeira etapa do Rali de Vila Verde, em que tínhamos como adversários concorrentes de um Campeonato alguns degraus acima do qual costumamos disputar. Como piores momentos, a desistência no Rali Montelongo, que é a prova que mais vezes disputei até ao momento e na qual me sinto bastante à vontade para impor um ritmo forte e o Rali Santo Thyrso ConVida, em que os dois furos que tivemos nos impediram de obter um bom resultado.
Planos para 2010?
A ideia passará por disputar as provas de asfalto do Campeonato Open de Ralis mais próximas de casa e algumas provas Extra-Campeonato que pontuem para o Campeonato Regional Norte, pois é a competição que pretendo disputar em 2011, pelo que nada melhor do que o preparar atempadamente.
Na tua opinião, como será 2010 desportivamente?
Acredito que 2010 vai voltar a ser um ano bastante difícil pois, devido à conjuntura económica actual, existirão cada vez menos apoios para o Desporto, o que tornará bastante difícil o aparecimento de novos projectos. Porém, se contarmos com a retirada das equipas oficiais dos Campeonatos Nacionais em 2010 e com o nivelamento dos orçamentos entre as equipas privadas, acredito que teremos provas e campeonatos muito mais disputados, mas sem a participação de viaturas com outro tipo de argumentos em termos do binómio rapidez / espectacularidade.
Algum Agradecimento em Especial?
Gostaria de agradecer a todos aqueles que nos apoiaram directa ou indirectamente durante o ano, tanto a nível financeiro como a nível logístico ou a nível moral, dos quais saliento os nossos parceiros, Pneus Atouguia, Desvio Total – Comércio e Reparação de Automóveis, Studio D – Publicidade, Fontana – Ferramenta Professionale, ExoSoalhos – Mondim de Basto, Discoteca Spot, Q & F Lda, Escapes Zé dos Bimbais, Souto & Paiva Lda e Teixeira Bastos & Filhos Lda, sem esquecer a Magalhães Sport, por me ter proporcionado sempre um carro em excelentes condições e os meus alunos do 12º Ano do Curso de Mecatrónica Automóvel da Escola Profissional Cior – Famalicão, que prestaram um precioso auxílio na assistência à viatura durante algumas provas. Aproveito também para agradecer à minha família e amigos, que me deram sempre aquele apoio especial para ultrapassar todos os obstáculos que nos foram aparecendo durante o ano, sem o qual não teríamos conseguido, seguramente, atingir os objectivos a que nos propusemos prova a prova. Gostaria também de deixar um agradecimento especial aos três navegadores que me acompanharam durante o ano, que foram absolutamente inexcedíveis, extremamente profissionais e 100% empenhados no sucesso da equipa, pelo que ao Paulo Silva, ao Rui Soares e ao Rui Ribeiro, o meu Muito Obrigado!

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