terça-feira, 4 de novembro de 2008

Pedro Silva em estreia com Hugo Magalhães no Rali de Vila Real

Vila Real vai ser palco no próximo fim-de-semana da última prova do Troféu Regional Ralis Douro, tendo ainda a realização de uma prova extra.
A prova vai marcar o regresso do vimaranense Pedro Silva aos ralis depois da azarada prestação no Rali de Vila Verde, onde devido a uma simples quebra de uma peça no selector de velocidades só permitiu efectuar pouco mais de 5 quilómetros durante a secção de Sábado.
Mas em Vila Real a principal novidade é o co-piloto Hugo Magalhães que irá fazer a sua primeira prova com Pedro Silva.
A dupla irá utilizar o seu habitual Citroen Saxo, onde como nos refere Pedro Silva “o nosso principal objectivo vai ser rodar com o carro. Esta época praticamente pouco ou nada andei com o carro, pelo que não será fácil estar a 100% logo na primeira especial de Domingo. Pelos treinos que efectuamos no sábado a adaptação ao novo navegador foi muito boa, o que dá tanto a um como a outro bastante confiança e motivação para a prova. Os troços são bastante engraçados, com zonas rápidas onde se vai andar bastante depressa. Vamos impor um ritmo de “evolução” troço a troço e conseguir o melhor resultado possível na classificação geral”. Quanto ao carro não apresenta novas evoluções ou alterações, tendo sido apenas feita algumas revisões fundamentais na mecânica.”
Sendo um piloto que se adapta bem aos pisos de asfalto, pois é neles que tem feito a sua carreira desportiva, será de esperar uma boa prova do piloto, esperando que para isso o carro da marca francesa colabore e permita ao vimaranense impor o seu habitual andamento.
A prova a cargo do Clube Automóvel de Vila Real parte para a estrada dia 8 de Novembro com a realização de Super Especial de Vila Real bem no centro da cidade. Já no Domingo os pilotos irão disputar 2 troços repetidos por duas vezes, totalizando 82,34 km no percurso total da prova e 33,70 em troços cronometrados.
Texto e Foto de Nuno Pimenta

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Carlos Oliveira soma e segue na Copa Subaru

Os Portugueses Carlos Oliveira e Duarte Castro não tiveram uma tarefa nada fácil em mais uma prova do Campeonato de Espanha Ralis Asfalto, com a realização do Rally Sierra Morena.
A prova que se realizou no sul de Espanha foi marcada pelas difíceis condições atmosféricas com a chuva a marca presença em força. Como é habitual neste campeonato, os troços cronometrados começam bastante cedo, pelo que a maioria dos concorrentes ainda disputou as primeiras classificativas de noite. Para o piloto da Subaru, e apesar dos “difíceis obstáculos” a prova ate começou bem, imprimindo um ritmo forte e bastante confiante. Infelizmente logo a partir da 3ª classificativa começaram a debater-se com problemas de excessivo aquecimento dos travões que os abrigou a dosear o andamento, até que a partir da 6ª especial ficaram totalmente sem travões. A dupla ainda tentou resolver o problema na assistência mas verificaram que o problema era impossível de resolver e optaram por tentar concluir a prova, rodando nas 4 especiais restantes num ritmo baixo. Felizmente lograram concluir a prova e vencer novamente a Copa Subaru Espanha, somando mais pontos preciosos que os ajudam ainda mais a destacar-se na liderança do troféu, numa altura onde faltam disputar apenas duas provas, o Rallye Costa Brava e o Rallye Shalymar.
Como nos refere o piloto de Guimarães, “ a prova por si só, devido às muito más condições atmosféricas foi bastante difícil. Depois logo de manhã, a maior parte dos concorrentes saiu com pneus slikes, incluído nós, para dois troços onde chegou mesmo a cair granizo, baralhando bastante as classificações gerais da prova. Na 3ª especial começamos a ter problemas de travões, tentamos resolver nas assistência, o que não foi possível, e para terminar o rali tivemos que ir com muitas cautelas, num andamento baixo, pois no decorrer dos troços ficávamos mesmo sem travões e os troços estavam cheios de publico, o que tornava a nossa situação perigosa e complicada. Felizmente acabamos o rali, ainda vencemos o troféu o que nos permite continuar na liderança do mesmo e vamos até ao final da época fazer os possíveis para o vencer".
Texto e Foto de Nuno Pimenta

sábado, 11 de outubro de 2008

Carlos Oliveira e Duarte Castro no Rallye Sierra Morena

O Campeonato de Espanha Ralis asfalto esta a decorrer este fim-de-semana com mais uma edição do Rallye Sierra Morena no sul de Espanha. Inserido no campeonato e na Copa Subaru Espanha estará mais uma vez Carlos Oliveira, que desta feita levará a seu lado o regressado Duarte Castro.
Para a dupla o objectivo passa por uma vez mais vencer o troféu e chegar ao melhor resultado possível na classificação geral. O piloto de Guimarães lidera destacadamente a Copa, numa altura onde tudo se começa a já ficar decidido pois apenas faltam duas provas para o terminar do desafio monomarca. Sendo assim o piloto do Subaru Impreza WRX aposta num bom andamento, partindo e como tem sido habitual com a principal desvantagem do pouco conhecimento dos troços mediante os seus mais directos adversários. A prova tem um total de 10 provas especiais de classificação, conta com mais de 70 inscritos, estando previsto a chegada ao pódio final para as 21H38.
Para acompanhar a prova online, bem como mais informações siga o link.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Campeonato Português de Offroad com Penúltima prova em Lousada

O campeonato de Portugal de OffRoad conta apenas com mais duas provas uma de Rallycross e outra de Autocross.
Lousada recebe já este fim-de-semana a última prova do Campeonato de Portugal de Rallycross com uma lista de inscritos que já não se via há muito tempo.
Com um total de 46 inscritos em todas as divisões quando os campeonatos se decidem na última prova.
Divisão 1
Neste momento JORGE SIRGADO, lidera com 260 pontos, seguido de JOAQUIM SANTOS com 244 pontos, PAULO CAÇOILO com 210 pontos, CARLOS SILVA com 203, PEDRO MATOS com 193, RUBEN TABAIO com 149 pontos e finalmente ANTÓNIO TEIXEIRA com 46 pontos.
Divisão 2
Na divisão 2, TIAGO ALEXANDRE lidera com 174 pontos seguindo-se MARCO ANTÓNIO com 162 pontos e LUÍS MONTEIRO depois do abandono em Castelo Branco com 117 pontos e finalmente JOSÉ POLÓNIO com 85 pontos
Divisão 3
A Divisão 3 encontra-se muito mais competitiva, mas nitidamente MÁRIO BARBOSA com 255 pontos e o principal candidato ao titulo de 2008, RUI SIRGADO, com 231 pontos aguarda um deslize para poder assumir a liderança do campeonato, segue-se JOÃO RIBEIRO com 218 pontos, JOSÉ DIAS com 208, HELDER RIBEIRO com 167 pontos, NUNO CARDOSO com 166 pontos, JOAQUIM PACHECO com 157, HELDER PONTES com 142, PAULO SANTOS com 86, HELDER RIBEIRO com 72, ANTÓNIO LIMA e BELMIRO CORREIA com 13 pontos.
Taça Nacional de Rallycross
Na taça nacional de Rallycross Joel Silva Lidera a divisão 1 com 235 pontos seguindo-se Elisabete Azevedo com 230 e José Blanco com 207, o que promete ser uma finl empolgante.
Na divisão dois Valter Martinho assegura a liderança com 240 mas Edgar Silva com apenas 8 pontos de diferença não vai dar tréguas para subir do segundo lugar, já Reinaldo Silva com 200 pontos aguarda o deslize de qualquer um deles.

Lista de Inscritos
CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALICROSS 2008
DIVISÃO 1
Nº CONDUTOR/VIATURA
2 Ruben Tabaio Ford Focus
3 Paulo Caçoilo Mitsubishi Evo VI
4 Pedro Matos Mitsubishi Lancer
5 António Teixeira Mitsubishi Evo
6 Carlos Silva Mitsubishi Evo VII
7 Joaquim Santos Opel Astra
8 Jorge Sirgado Peugeot 306
11 Américo Moreira Mitsubishi WRC
DIVISÃO 2
Nº CONDUTOR/VIATURA
101 Paulo Barros Opel Astra
102 José Polónio Peugeot 206
103 Marco António Renault Clio
107 Tiago Alexandre Peugeot 306
111 Rui Raposo Opel Astra
120 José Azevedo Peugeot 306
121 Adão Pinto Opel Astra
126 Hélder Ribeiro Citroen C2
DIVISÃO 3
Nº CONDUTOR/VIATURA
201 Mário Barbosa Citroen Saxo
203 Dias Peugeot 106 GTI
205 Rui Sirgado Citroen Saxo
207 Joaquim Pacheco Citroen Saxo
208 António Lima Citroen Saxo
209 Belmiro Correia Citroen Saxo
210 Hélder Pontes Citroen Saxo
212 Hélder Rui Ribeiro Peugeot 306
245 Rogério Sousa Citroen Saxo
246 Tiago Moreira Citroen Saxo
TAÇA NACIONAL DE RALICROSS 2008
DIVISÃO 1
Nº CONDUTOR/VIATURA
401 António Dias Toyota Celica
402 José Blanco BMW IX
403 Luís Fonseca Mitsubishi Galant VR4
405 Elisabete Azevedo BMW IX
407 Júlio Bastos BMW M3
408 José Dias Lancia Delta
409 Francisco Oliveira Peugeot 306 Turbo
410 João Sousa BMW E30
412 Joel Silva Toyota Celica 4x4
425 Carlos Santos Ford Escort
426 Nuno Magalhães BMW 325 IX
DIVISÃO 2
Nº CONDUTOR/VIATURA
502 Valter Martinho Valter Martinho Renault Clio
503 Isabel Relvas Isabel Relvas Peugeot 306
504 Reinaldo Silva Reinaldo Silva Opel Kadett
506 Edgar Silva Edgar Silva Peugeot 205
508 Hugo Santos Hugo Santos Renault Clio
510 António Zenha António Zenha VW Golf D
DIVISÃO 3
Nº CONDUTOR/VIATURA
601 Luís Teixeira Luís Teixeira Citroen Ax 1832
603 Bruno Lima Bruno Lima Peugeot 205 Rally
604 Luís Bastos Luís Bastos Nissan Micra
605 M. Moreira M. Moreira Citroen AX

Para mais informações da prova siga o link

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

I SUPER ESPECIAL SENTIR PENAFIEL

Depois do êxito que foi a corrida Internacional de Camião Cross em Montalegre, realizada em 09 e 10 de Agosto do corrente ano, a desigual eventos abraça mais um desafio esperando-se continuar a estar ao melhor nível, empregando todos os conhecimentos obtidos ao longo muitos anos dedicados ao desporto automóvel.
Tentou-se uma regulamentação adequada e que vá ao encontro dos amantes desta modalidade desportiva, reeditando as tão famosas Super Especiais do tempo do Rally de Portugal. Não querendo ter a veleidade de ser a melhor, tudo será feito para se ser uma das melhores.
A proposta vai no sentido de se dividir a prova em três Divisões. A Div 1 para viaturas até 2000 Cm3, comportando contudo duas classes, A para viaturas até 1400 Cm3, B para viaturas até 1600 Cm3 e C para as viaturas com mais de 1600 Cm3 e incluindo os Kit Car e os S 1600. A Div 2 para as viaturas até 3 500 Cm3 comportando a classe 1 para as viaturas de tracção integral e classe 2 para as viaturas de duas rodas motrizes.
A Divisão Especial será destinada a convidados e que terão uma única marca de carro á sua disposição.
A corrida terá apenas treinos livres. Alinharão sempre dois concorrentes á partida pelo que correrão sempre aos pares. O máximo de participantes será de 60. O valor da inscrição é de 100 euros e terminarão no dia 12 de Outubro. Dos 100 euros, 20 reverterão a favor de uma instituição de solidariedade social a designar.
O seu início será no Sábado, dia 8 de Novembro, com verificações e treinos da parte da manhã e pelo menos uma corrida da parte de tarde. No Domingo, dia 9 haverá corridas e finais. O número de inscrições está limitado a 60 participantes
O regulamento encontra-se na FPAK para aprovação, podendo no entanto ser consultado sob reserva no site http://www.desigualeventos.com.sapo.pt/.
Esta prova terá o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e como tal se chamará I SUPER ESPECIAL SENTIR PENAFIEL.
Os preços de bilheteira serão de 5,00 euros para Sábado e Domingo.Para 2009 a Desigual Eventos contará com um programa muito vasto com varias iniciáticas como um troféu que está sob aprovação na FPAK e que se chamará eventualmente COPA UNO. Prevê-se um troféu com 6 provas, sendo duas em Autocross e três em Ralicross. Prevê a inclusão de um concorrente e mais que um piloto, a reactivação das corridas de camiões nacional, a reactivação das provas de Citroen 2 CV nacional, o Camião cross internacional inscrita no calendário Francês e a Corrida de Citroen 2 CV internacional também inscrita no calendário Francês.

Para aceder ao boletim de inscrição e regulamento particular da prova siga o link.

Fotos Ralicross Montalegre 2008

Apesar de ter uma lista de participantes que não primou pela quantidade, o Ralicross de Montalegre valeu-se pelos espectaculares momentos que se viveram durante Sábado e Domingo. E como não bastasse a pista é repleta de boas paisagens que tornaram os momentos fotográficos ainda mais espectaculares. Aqui ficam mais algumas fotos da prova a cargo do Clube Automóvel de Vila Real. Para visualizar siga o Link.

Fotos Ralicross Castelo Branco 2008

Se em Baltar a chuva marcou em força a prova, já em Castelo Branco notou-se o oposto com as temperaturas bem altas. Esta prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralicross, Taça Nacional de Ralicross e Troféu Semog ficou marcada pela estreia das provas nocturnas no offroad. A iniciativa foi das melhores, mas requer ainda algumas rectificações.
Aqui ficam alguns momentos da prova. Clik aqui

Fotos Ralicross Baltar 2008

O Campeonato de Portugal de Offroad vai voltar já ao activo este próximo fim-de-semana com a realização do Ralicross de Lousada. Para recordar como estas provas são bem interessantes aqui fica uma galeria referente ainda ao Ralicross de Baltar 2008 que foi marcado pelas difíceis condições atmosféricas. Para aceder siga o link.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Martinho Ribeiro e Paulo Marques no Rallye Ourense

Martinho Ribeiro e Paulo Marques vão estar presentes em mais uma edição do Rallye de Ourense – Baixa Limia, prova do Campeonato de Galicia de Rallyes 2008 que se irá disputar no próximo dia 4 de Outubro.
Depois da estreia azarada no Rali do Alvarinho, onde a dupla foi obrigada a desistir, os objectivos estão bem definidos, como nos refere Martinho Ribeiro. “Queremos sobretudo rodar com o carro. O rali do alvarinho foi curto, pelo que só deu para ter uma pequena noção das potencialidades do carro que bem exploradas dão para aspirar a bons resultados. Esta prova é bastante engraçada, muito técnica, pelo que vamos tentar tirar o melhor conhecimento do carro e evoluir o mais rápido possível, pois só assim iremos conseguir chegar aos resultados pretendidos. Fizemos uma revisão geral ao carro, mas só com o decorrer da prova é que iremos tirar algumas conclusões no que se refere às prestações.”
A dupla parte com a natural desvantagem do pouco conhecimento dos troços, mas e pelo demonstrado no Rali do Alvarinho, é de esperar uma boa prestação da única equipa portuguesa inscrita.
A dupla apoiada pelo Grupo Ribeirense irá ter que disputar 97,01 km em provas especiais de classificação, 3 durante a 1ª secção e 3 na 2ª, tendo a prova um total de 301,60 km.
Texto e Fotos Nuno Pimenta

Rali de Amarante nefasto para José Vieira

A penúltima prova do Troféu Regional Ralis Douro começou da melhor forma e terminou da pior para José Vieira e Sérgio Oliveira. Os líderes da competição partiram para o rali de Amarante dispostos a defender a sua posição.
E foi isso que fizeram, desce cedo ao vencerem a super especial disputada na 6ª sexta-feira à noite bem no centro de Amarante. No sábado a tarefa era de prever difícil para a dupla do pequeno Citroen Ax, pois os troços muito rápidos e com zonas bastante a subir não ajudavam em nada as menores potencialidades do carro francês em relação aos seus mais directos adversários. Ainda assim voltaram a surpreender tudo e todos com um andamento fortíssimo e espectacular que os permitiu rodar nos 4º primeiros lugares da geral e liderar sem oposição a classe 1. Mas o pior veio a acontecer já com a meta à vista, no decorrer da última especial. Ao passar de uma zona de forte travagem e redução, a caixa de velocidades resolveu não colaborar e a dupla acabou por ficar com o carro solto e não evitar uma cambalhota completa. Como refere o piloto “ o rali estava a correr muito bem, estava a gostar do nosso andamento e satisfeito pelos resultados que estávamos a obter. O rali tem zonas que sobe bastante onde é nos impossível conseguir bater os adversários que têm de carros muito mais superiores e alguns até 4x4. Infelizmente na última PEC, numa zona de travagem forte não consegui engrenar qualquer mudança na caixa de velocidades, e acabamos por capotar. Contudo e apesar dos danos o carro ficou pronto a seguir. Mas devido ao que se pode chamar mesmo “inexperiência” nestas situações, pensamos que o carro tinha ficado afectado de motor, mas como estava mal colado tentamos retira-lo. Acabou por pegar e conseguimos prosseguir em prova e terminar o rali. Com isto perdemos mais de 3 minutos, numa situação que se tivéssemos posto o carro a trabalhar iríamos perder o máximo 1 minuto e pouco e terminar na mesma nos 5 primeiros. Infelizmente não há nada a fazer e agora é esperar pelo rali de Vila Real onde tudo se vai decidir”.
A dupla veio assim a descer do 4º lugar para o 10º, mas o mais importante acima de tudo é de ainda estarem na luta pelo título, ocupando agora a 2ª posição com 2 pontos de diferença para o líder. Com isto o Rali de Vila Real vai prometer muita animação e também surpresas.
Texto e fotos Nuno Pimenta

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Fotos 41º Circuito de Vila Real 2008

Ano após ano, o Circuito de Vila real vai ser sempre carismático pelas belas corridas que nos é proporcionado e pelos grandes momentos fotográficos que nos é possível captar. Aqui fica mais um galeria. LINK

Excelente colheita para José Vieira no Rali de Murça

José Vieira e Sérgio Oliveira saíram de Murça com missão comprida, em mais uma prova do Campeonato Open de Ralis, Troféu Regional Ralis Douro, Júnior, clássicos e Troféu Fast bravo.
A dupla alinhou para a prova em pisos de terra com algumas incertezas, pois a semana a seguir à participação no rali alvarinho foi demasiado curta para trabalhar na mecânica do pequeno Ax, pelo que partiram para a prova com algumas incertezas da fiabilidade da sua máquina.
Mesmo não podendo andar no seu habitualmente andamento a dupla deu o seu melhor e andou o que o carro da marca francesa lhes permitia, já que devido a problemas eléctricos o Citroen Ax não estava a corresponder e a dupla ia perdendo demasiados segundos por troço para os seus adversários. Ainda assim rodaram constantemente nos 5 primeiros do regional.
Como nos refere José Vieira “ partimos para a prova concentrados em fazer os possíveis para acabar o rali e pontuar para o campeonato afim de defender a liderança do mesmo. Mas não foi fácil. Devido a problemas eléctricos, o carro falhava em baixas e pura e simplesmente não andava. É lógico que íamos perdendo bastante tempo para os nossos adversários, mas como habitualmente não baixamos os braços e fizemos os possíveis para terminar no melhor resultado possível”.
Após concluídas as 6 provas especiais de classificação a dupla logrou terminar esta prova bem dura classificando-se no 5º lugar entre os concorrentes do VSH e num excelente 15º lugar da geral, continuando assim de pedra e cal na liderança do Troféu Regional Ralis Douro
“O ter terminado o rali já foi muito bom para nós. Bem sabemos que os 4x4 que andam a disputar o open são impossíveis de alcançar com o nosso carro, pelo que e apesar dos problemas que tivemos fazer um 3º lugar entre os duas rodas motrizes é excelente. Assim conseguimos também manter a liderança do regional Douro e ter ainda mais motivação para as duas restantes provas que faltam”, referiu José Vieira.
Press e fotos NUNO PIMENTA

Carlos Oliveira desiste quando liderava Troféu

Carlos Oliveira e Jorge Henriques não tiveram muita sorte em mais uma prova da Copa Subaru Espanha, entregada na caravana do Campeonato de Espanha Ralis Asfalto.
A prova que também contou com a caravana do IRC mostrou-se bastante difícil para os concorrentes, pois além de ser muito técnica as más condições atmosféricas tornaram os pisos muito escorregadios e perigosos.
Carlos Oliveira, líder do troféu voltou a surpreender ao bater os seus adversários dos Subaru Impreza N14, destacando-se ainda na classificação geral, com excelentes cronos.
Contudo a 8º PEC veio a ser madrasta para a equipa portuguesa. Numa zona bastante lenta e escorregadia, o piloto teve uma ligeira saída de estrada, e foi obrigado a terminar por ali a sua prova. O carro não teve qualquer dano, pois não bateram em nada, mas ficou pousado com a carroçaria no chão e as rodas no ar. Como não havia ninguém na zona para ajudar a retirar o carro tiveram mesmo que abandonar o rali, quando eram os líderes do troféu.
Uma desistência bastante frustrante, pois com esta possível vitória, ficaria quase já tudo decidido nas contas do troféu. Ainda assim o vimaranense lidera destacadamente a Copa, numa altura que faltam 3 provas para encerrar a época.Como nos refere o piloto “está foi uma prova que não gostei muito do tipo de troços, muito lentos e encadeados, que com a chuva ficaram muito perigosos. O rali estava a correr bem, estávamos num bom andamento e liderávamos o troféu. Infelizmente numa zona muito lenta, o carro escorregou para a berma, ficou com as rodas no ar e como não havia ninguém para ajudar a coloca-lo na estrada tivemos que terminar ali a nossa participação. Poderíamos depois ter seguido o rali na sistema Super Rali, mas como já não iria abranger qualquer pontuação para a Copa, optamos por não prosseguir o rali no dia seguinte”.
Press Nuno Pimenta e Foto DC Photo Rally

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Fotos Super Especial de Vizela 2008

Já esta disponível mais uma galeria de fotos relativo à 1ª Super Especial de Vizela, numa prova que esteve a cargo do Motor Clube de Guimarães e que teve como seu vencedor Manuel Giro em Renault Clio.
Para aceder siga o link

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Objectivo é lutar pelo título

Murça vai ser palco no próximo fim-de-semana de mais uma prova do Troféu Regional Ralis Douro, com a realização do Rali de Murça, prova também pontuável para o Campeonato Open de Ralis, Clássicos, júnior e Troféu Fast Bravo.
Presente estarão os líderes do Regional Douro, José Vieira e Sérgio Oliveira, que uma vez mais vão fazer os possíveis para manter a liderança do mesmo.
Apesar de ainda não ter ganho à geral qualquer prova, a regularidade de pódios em todas as provas permitiu à equipa do Citroen Ax somar os pontos necessários para comandar o campeonato e manter uma vantagem de 4 pontos para o 2º melhor. “A época não está a ser fácil, pois temos adversários que são sempre muito competitivos em prova e que têm carros bastante superiores ao nosso, pelo que só nos tem restado dar o nosso melhor e andar sempre com o carro no máximo. Felizmente tudo até agora tem corrido mais ou menos conforme os objectivos e os resultados têm sido muito positivos".
Para o Rali de Murça a tarefa torna-se ainda mais complicada. O facto de pertencer ao Open, traz consigo concorrentes de fortes argumentos que irão baralhar um pouco as contas do campeonato. “É uma prova que não vai ser fácil. Vamos andar o que sabemos e o que o carro nos permitir. Um rali de terra é preciso saber gerir pois as mecânicas sofrem sempre bastante pelo que é preciso ter algumas cautelas nas zonas mais fracas. Por outro lado devido ao problema de motor que tivemos no rali do alvarinho, a semana é curta para por o carro totalmente pronto, pelo que não vai dar tempo para testar, sendo o nosso treino e teste ao motor durante o rali".
A equipa com o nº 17 nas portas tem um total de 52 pontos, seguidos de Júlio Bastos com 48, Filipe Leite com 38 e José Lourenço com 30.
Press Release e fotos Nuno Pimenta

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sérgio Oliveira vence Rali Alvainho

O Campeonato regional ralis norte prosseguiu no passado fim-de-semana com a realização do Rali do Alvarinho.
Em grande destaque esteve a dupla Sérgio Oliveira e José Vieira. Sendo já considerados como uns dos pilotos top do campeonato, partiram dispostos a lutar novamente por um lugar entre os 5 primeiros.
Na 6ª feira começaram com o 2º melhor crono, registado na super especial em Melgaço. Já no sábado, na 1ª secção do dia a dupla do Citroën Ax consegue passar para a liderança da prova logo após a 1ª PEC do dia. A partir daí conseguiram bater sempre todos os seus adversários acumulando desde logo uma grande vantagem.
Depois com o abandono dos seus mais directos adversários, o piloto optou por dosear o andamento e controlar a prova. Mesmo assim, não escaparam a um grande susto quando mesmo no culminar da prova, um problema no motor quase os impediu de prosseguir em prova. Felizmente e depois de muito esforço físico por parte da dupla, conseguiram subir ao pódio para ser galardoados com uma merecia vitória.
Como nos explicou o piloto “o rali durante os troços cronometrados começara muito bem. Entramos ao ataque, fomos amealhando uma boa vantagem que depois já durante a tarde com a desistência dos nossos adversários nos permitiu gerir a nossa prova da melhor maneira. Depois onde já pensávamos que tudo já estaria decidido, eis que o motor resolve não colaborar e por pouco que não conseguíamos concluir o rali. Acima de tudo foi uma excelente colheita para o campeonato, que vamos lutar ate ao culminar da época.”
Após concluídas as 8 provas especiais da classificação Oliveira/Vieira somaram 27,9 segundos de vantagem para o 2º melhor classificado.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Sérgio Oliveira presente no Rali do Alvarinho

O Campeonato Regional Ralis Norte regressará ao activo já este fim-de-semana com a realização do rali do alvarinho, prova esta que se irá disputar entre Monção e Melgaço.
Presente irá estar uma das equipas de destaque do campeonato, Sérgio Oliveira e José Vieira. A dupla do pequeno Citroen Ax têm estado imparáveis e são sempre uns sérios cândidos aos lugares de Top, como vem acontecendo nas últimas provas.
O piloto que esta época está a fazer a estreia nos ralis como piloto está confiante e aposta num bom resultado. “Até agora penso que já demonstramos que somos uma equipa rápida, pois temos obtidos excelentes cronos nos troços cronometrados. Infelizmente pequenos azares que por vezes nem são da nossa responsabilidade, não nos tem permitido chegar a resultados ainda melhores na classificação final. Esta prova sobe bastante, o que não ajuda em nada o nosso carro que é bem menos potente que a maioria dos nossos adversários, mas que mais uma vez vamos tentar contrariar isso dando o nosso melhor o aproveitando o carro ao máximo”, sublinhou Sérgio Oliveira
Em termos de objectivos os resultados centram-se em terminar nos 10º primeiros da classificação geral, “pois temos a noção que não vai ser um rali fácil e será necessário andar «depressa e bem» para superar o bom lote de pilotos e máquinas que se apresentam na prova. Por outro lado também não podemos arriscar tudo por tudo, pois iremos estar presentes no Rali de Murça que se realiza logo na semana seguinte e não podemos correr demasiados riscos”.
Sérgio Oliveira e José Vieira são actualmente 7º classificados no campeonato, numa altura onde ainda estão por disputar 4 provas e tudo está em aberto na disputa pelo título.
O rali tem um total de 155,72 km, sendo 51,61 disputados ao cronómetro. A prova arranca sexta-feira com a realização da super especial pelas 20h53. No sábado está previsto a dupla passagem pelos troços de Melgaço, Monção e Taleil, encerrando-se a parte desportiva com a Super Especial da Lagoa.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Fotos - 1ªSuper Especial da Trofa

Já esta online a galeria de fotos relativa a 1ªSuper Especial da Trofa que foi organizada pela secção de desportos motorizados do Futebol Clube do Porto. A prova foi ganha pelo Ford Escort WRC de José Pedro Gomes. Para aceder ás fotos clique aqui.

domingo, 10 de agosto de 2008

Carlos Oliveira no pódio no Rallye de Ferrol

O Campeonato de Espanha Ralis Asfalto prosseguiu este fim-de-semana com a realização do Rallye de Ferrol.
A prova a cargo da Escuderia Ferrol contou com a dupla Portuguesa Carlos Oliveira e Hugo Magalhães inseridos na Copa Subaru Impreza 2008 que utiliza os novos Impreza N14.
Carlos Oliveira líder do troféu partiu para a prova disposto a repetir os triunfos até agora alcançados e defender a o lugar mais alto do pódio da copa. Mas nem tudo começou da melhor forma.
Estando a rodar num ritmo de ataque o vimaranense teve uma saída de estrada, que felizmente não causou quaisquer danos no carro, mas que o fez perder bastante tempo para o seu mais directo adversário.
Ainda assim não baixou os braços e começou a recuperar o tempo perdido registando excelentes cronos na classificação geral, e mantendo sobe pressão o melhor classificado entre os Subaru. O Espanhol a rodar também ele num ritmo forte acabou por ceder e ter uma saída de estrada que deixou sérios danos no Impreza, quando faltava apenas um troço para terminar a prova. Assim este último troço poderia ser decisivo para encontrar o vencedor da Copa, mas infelizmente veio a ser neutralizado e as classificações não sofreram qualquer alteração.
Carlos Oliveira e Hugo Magalhães acabaram por terminar no 2º lugar da Copa Subaru Impreza 2008, ficando num excelente 12º lugar da geral. o que é sem duvida um resultado de relevo face à extensa e competitiva lista de participantes que a prova obteve.
“Começamos mal a prova pois tivemos uma saída que nos custou bastante tempo. Esta não é das provas que mais admiro, pois é demasiado lenta e encadeada. A partir daí tentamos nunca baixar os braços e continuamos a rodar num ritmo forte esperando que o nosso mais directo adversário tivesse algum percalço, o que veio mesmo a acontecer, mas apesar do azar que teve, contou também com muita sorte pois o único troço que faltava disputar e que tinha mais de 21 km, onde poderíamos chegar à vitória foi neutralizado e ficou tudo na mesma.
O resultado final foi muito bom, fico satisfeito por conseguir mais uma vez melhorar ainda mais o meu desempenho, não podemos esquecer que foi a primeira vez que eu e o Hugo fizemos um rali juntos, também essencialmente por num rali bastante competitivo como foi o Rallye de Ferrol, fazer muitos bons tempos em termos de classificação geral e pela grande disputa que tem havido pelo 1º lugar na Copa, onde lideramos e vamos fazer os possíveis para a ganhar”.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

"Carlos Oliveira/Hugo Magalhães tentam vitória no Rallye de Ferrol"
O Campeonato de Espanha Ralis Asfalto vai ter já no próximo fim-de-semana mais uma ronda com a realização do Rallye de Ferrol.
A prova a cargo da Escuderia de Ferrol vai contar com a presença do Português Carlos Oliveira inserido na Copa Subaru Espanha que utiliza os novos Subaru’s Impreza N14.
Para o vimaranense a aposta é mais uma vez tentar a vitória entre os concorrentes da copa Subaru. Nas duas provas já realizadas deu já conta do seu potencial, sobretudo na em Ourense onde num rali bem disputado obteve uma merecida vitória.
Como nos refere Carlos Oliveira, “para Ferrol vamos mais uma vez tentar fazer o que ate agora vimos a apostar desde o início do campeonato que é vencer o troféu. Prova a prova vamos tendo um melhor conhecimento do carro e das suas reacções que nos possibilita andar num ritmo cada vez mais rápido e estar também de prova para prova mais confiantes. Temos sempre a desvantagem do pouco conhecimento dos troços em relação aos nossos mais directos adversários, mas felizmente tudo tem corrido bem até agora e vamos dar o nosso melhor e esperar que seja um rali muito positivo”.
Novidade será o navegador, pois por impossibilidade por parte de Jorge Henriques em estar presente na prova, caberá a Hugo Magalhães fazer equipa com Carlos Oliveira. O navegador de Fafe, que esta época está a disputar o Campeonato Nacional de Ralis e o Open de Ralis espera também ele estar ao melhor nível. “É uma experiência totalmente nova no qual espero que tudo corra pelo melhor. Em face das provas anteriores os objectivos são mais uma vez vencer e tentado pela minha parte contribuir para que no final da prova possamos atingir esses objectivos”, sublinhou Hugo Magalhães.
Na prova em pisos de asfalto, Carlos Oliveira, líder da Copa Subaru parte com o nº 25.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

“A estreia”

Ponte da Barca foi palco da mais uma prova do campeonato intermunicipais, provas estas a cargo do Team Baia.
Entre os mais de 60 participantes esteve o Fiat Punto Gt de Domingos Silva e Daniel Silva, presenças assíduas das provas de asfalto do Campeonato open de Ralis.
Desta feita e como na super Especial Cidade de Vizela ambos estiveram ao volante do carro da marca italiana, deixando o banco do “navegas” para alguns convidados que tiveram assim a oportunidade de aprender como tudo se passa dentro de um carro de competição.
Em Ponte da Barca Nuno Pimenta em representação do
www.rally-mania.blogspot.com e www.fotonp.pt.vu foi o feliz contemplado, fazendo equipa com Domingos Silva e Daniel Silva.
Sem preocupações quanto a resultados, o principal objectivo foi dar muito espectáculo de condução ao muito público presente, assim como testar e tirar algumas conclusões em algumas melhorias técnicas introduzidas no Punto. E o balanço final foi mais que positivo.
Como nos refere o piloto de Guimarães Domingos Silva “felizmente tudo correu bem. Conseguimos cumprir os objectivos propostos para e prova e só podemos estar bastantes satisfeitos com o resultado final. Para além do espectáculo proporcionado, o resultado em termos de classificação foi muito bom e para além disso o carro não apresentou qualquer problema o que eleva a nossa confiança para as próximas provas”.
O convidado Nuno Pimenta estava também bastante satisfeito com a oportunidade dada. “Foi sem duvida um dia muito bem passado. Para além da oportunidade de disputar uma prova por dentro foi possível ver as grandes potencialidades da equipa como do Fiat Punto Gt. São dois pilotos que gostam de dar espectáculo e que já têm um grande entendimento com o carro o que da muito confiança para quem vai ao lado. De igual forma o Punto é um carro que surpreendeu bastante e pela positiva. Mesmo apenas com algumas evoluções, já que ainda pode evoluir muito mais, é muito competitivo e tem boas prestações. Portando um balanço muito positivo onde não posso de deixar de agradecer à equipa a oportunidade dada”.
No Fiat Punto Gt correram mais dois pilotos que fizeram a sua estreia no desporto automóvel, sendo eles Jorge Violas e Rui Teixeira. Mesmo com pouco conhecimento do carro a dupla deixou muito boa impressão, já que registaram excelentes cronos. Em termos de resultados finais, Jorge Violas foi 3º na divisão 3, Rui Teixeira 6º, Domingos Silva 7º e Daniel Silva 8º.
A equipa apoiada por Competipeças, Auto Pararranca, Escorpiões Snack Bar, Shercor Tintas, Restaurante Devesa, Auto Requinte, Pizzaria Buggy, Queijos Edite Sousa, F.N. Automóveis, Sucatas Ribas, Souto e Paiva LDA, LKM Motorsport, Cervejaria Guimarães e Lubrigupo volta ao activo com a realização das duas provas realizadas na Rampa da Penha na cidade de Guimarães.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

47 Inscritos prometem adrenalina...

É já este fim-de-semana que se realiza no circuito Alto do Roçario em Sever do Vouga mais uma prova a contar para o Campeonato de Portugal de Rallycross e Campeonato de Portugal de OffRoad.
O evento é organizado pelo Vouga Sport Club, com o apoio da Câmara local, inserido na conhecida “Fica Vouga”, este conta já com uma lista de 47 inscritos divididos da seguinte forma: 7 na divisão um, 4 na divisão dois, 9 da divisão três, 10 no crosscar, 14 na divisão um da taça, 5 na divisão dois da taça e 2 na divisão três da taça.
Na esperança que os “azares” sejam menores, voltamos a contar com a presença de Joaquim Pacheco e João Ribeiro que desta vez apresenta o Citroen Saxo de Helder Ribeiro.
A classificação oficial do Campeonato de Portugal de Rallycross neste momento é a seguinte:
Divisão 1 do CPRc
1º Lugar N.º 8, JORGE Manuel da Silva SIRGADO com 205 pontos
2º Lugar N.º 7, JOAQUIM Augusto Carvalho SANTOS com 198 pontos
3º Lugar N.º 3, PAULO Jorge Fidalgo CAÇOILO com 164 pontos
4º Lugar N.º 6, CARLOS Alberto Ferreira da SILVA com 163 pontos
5º Lugar N.º 2, RUBEN Emanuel Duarte TABAIO com 149 pontos
6º Lugar N.º 4, PEDRO Miguel Costa Ferreira de MATOS com 143 pontos
7º Lugar N.º 5, ANTÓNIO Alfredo Martins TEIXEIRA com 46 pontos
Divisão 2 do CPRc
1º Lugar N.º 107, TIAGO Miguel Lourinho ALEXANDRE com 137 pontos
2º Lugar N.º 103, MARCO ANTÓNIO Pinto com 123 pontos
3º Lugar N.º 110, LUÍS Jorge da Costa MONTEIRO com 117 pontos
4º Lugar N.º 102, JOSÉ Alberto Correia Rodrigues POLÓNIO com 49 pontos
Divisão 3 do CPRc
1º Lugar N.º 201, MÁRIO Bruno Rodrigues Pinheiro BARBOSA com 204 pontos
2º Lugar N.º 205, RUI Miguel Sousa SIRGADO com 176 pontos
3º Lugar N.º 211, JOÃO Filipe de Sousa RIBEIRO com 174 pontos
4º Lugar N.º 203, JOSÉ Fernando Ferreira DIAS com 168 pontos
5º Lugar N.º 212, HELDER RUI Mendes RIBEIRO com 148 pontos
6º Lugar N.º 202, NUNO Laurentino Paiva dos Santos CARDOSO com 132 pontos
7º Lugar N.º 207, JOAQUIM Manuel da Silva PACHECO com 118 pontos
8º Lugar N.º 210, HELDER Filipe Moreira PONTES com 106 pontos
9º Lugar N.º 204, HELDER Rodrigo de Sousa RIBEIRO com 72 pontos
10º Lugar N.º 206, PAULO Duarte de Jesus Quaresma dos SANTOS com 57 pontos
11º Lugar N.º 208, ANTÓNIO Augusto Moreira de LIMA com 13 pontos
11º Lugar N.º 209, BELMIRO Manuel Pinto CORREIA com 13 pontos
Novidade é também o reaparecimento de José Azevedo que vai alinhar com um carro idêntico ao da sua esposa, Elisabete Azevedo com 185 pontos que se encontra neste momento a apenas 5 pontos de Joel Silva que lidera a divisão 1 da taça com 190 pontos, logo a seguir surge José Blanco a ocupar a terceira posição com 155 pontos e isso devido á sua desistência na ultima prova em Montalegre que só realizou uma corrida de qualificação. Na divisão dois da taça Edgar Silva e Valter Martinho igualam-se com 187 pontos na liderança da taça com Reinaldo Silva na Terceira posição com 148 pontos. Na divisão três da taça os irmãos Bruno Lima e Joel Lima, lideram com 65 e 58 pontos respectivamente, tendo atrás Luis Teixeira com 54 pontos.

Montalegre… Prego a fundo até virar

Decorreu mais uma prova a contar para o Campeonato de Portugal de Off Road, desta vez foi o Clube Automovel de Vila Real que com a sua vasta equipa levou a bom porto mais este evento, que contou com vários imprevistos, entre os quais os capotanços de Joaquim Pacheco, João Ribeiro e Valdemar na Taça.
Já havia acontecido e infelizmente voltou a acontecer em Montalegre, mais um capotanço, desta vez do Joaquim Pacheco, que já em Castelo Branco tinha provado a amargura de se deslocar a um hospital, devido a um acidente de corrida. Acidente esse aparatoso que nos deixou todos reticentes do que tinha acontecido.
Fora esses problemas, mesmo com o número reduzido de inscritos, não deixou de ser um fim-de-semana empolgante, com boas corridas a mistura.
Divisão 1
Joaquim Santos Vence a Divisão 1, mas Pedro Matos depois de um furo num pneu fez com que perde-se a liderança, depois de ter conquistado a polé e ter sido o primeiro líder da corrida o seu Mitsubishi não aguentou a pressão. Enquanto o Ruben Tabaio e Jorge Sirgado, foi difícil disputar os lugares cimeiros pois ambos tiveram problemas de tracção. Assim o Pódio foi preenchido com Joaquim Santos a triunfar a primeira do ano, seguido de Jorge Sirgado e Pedro Matos. Em quarto terminou Paulo Caçoilo, Quinto, Ruben Tabaioe em sexto Carlos Silva.Divisão 2
Depois do carro de Marco António não pegar para alinhar na final, o piloto Tiago Alexandre no seu Peogeut 306 consegue a sua primeira vitoria deixando José Polónio para traz.
Divisão 3
A divisão 3 foi a mais massacrada, primeiro Joaquim Pacheco e depois João Ribeiro, que infelizmente não acabaram a corrida e que provocou a repetição da mesma por duas vezes. Depois de um arranque renhido entre Mario Barbosa e Rui Sirgado, acabando o segundo a levar a melhor e a ser o primeiro a liderar o grupo, mas Mario Barbosa rapidamente assumiu a liderança, Rui Sirgado ao pressionar a passagem embateu com o seu Saxo na barreira causando danos graves que o acabaria por coloca-lo fora de prova. A completar os lugares do pódio, Helder Ribeiro no Citroen Saxo ocupa o segundo lugar seguindo-se José Dias e em quarto Helder Ribeiro num Citroen AX, que ao mesmo tempo vence na sua classe, com um carro nitidamente inferior, fica a frente de Nuno Cardoso que termina a prova com o motor do seu carro não nas melhores condições.
Taça Nacional de Rallycross
Na divisão 1 da taça João Sousa venceu mas teve sempre á perna Elisabete Azevedo que acabou em segundo, que durante algumas voltas ainda foi líder do grupo, logo a seguir e com alguma distancia dos primeiros segue-se Rodolfo Ribeiro no Lancia Delta Integrale, seguido de Joel Silva. Na divisão 2 Valter Martinho vence pela primeira vez, seguido de Reinaldo Silva e Hugo Santos e em quarto Edgar Silva que deve manter a liderança da Taça
A próxima prova dos nacionais de Rallycross é já no dia 26 e 27 de Julho, com a visita ao traçado de Sever do Vouga.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Fotos - 47º Ralicross Lousada

Está agora online a galeria de fotos relativa prova de RallyCross no EuroCircuito de Lousada. A prova contou com varias categorias do OffRoad nacional. Para aceder ás fotos clique aqui.

Fotos - Rally de Vila Verde 2008

Já está online a galeria de fotos relativa prova organizada pelo Clube Automovel do Minho pontuável para o Open de Ralis, Campeonato de Portugal Júnior de Ralis, Campeonato de Portugal de Ralis Clássicos, Campeonato Regional de Ralis do Norte e para o Troféu Fast Bravo. Os grandes vencedores foram Pedro Peres e Tiago Ferreira em Ford Escort Cosworth. Para aceder ás fotos clique aqui.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Fotos - Rally V.N.Cerveira 2008

Já está online a galeria de fotos relativa prova organizada pelo Targa Clube pontuável para o Open de Ralis, Campeonato de Portugal Júnior de Ralis, Campeonato de Portugal de Ralis Clássicos, Campeonato Regional de Ralis do Norte e para o Troféu Fast Bravo. Os grandes vencedores foram Pedro Peres e Tiago Ferreira em Ford Escort Cosworth. Para aceder ás fotos clique aqui.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Sérgio Oliveira avassalador no Rali Vila Verde

O Campeonato Regional Ralis Norte prosseguiu calendário com a Realização do Rali vila Verde, prova também pontuável para o bem disputado Campeonato open de Ralis.
Entre os mais de 80 participantes esteve presente a dupla da cidade berço Sérgio Oliveira e José Vieira.
Apesar do seu ainda curto historial como piloto nos ralis, Sérgio Oliveira tem já sido uns dos grandes animadores deste campeonato.
Em Vila Verde não foi excepção, com o vimaranense a levar o pequeno Citroen Ax a resultados por vezes impensáveis.
Logo na Super Especial de Sexta-feira começou da melhor forma ao obter um surpreendente 12º lugar da geral.
Contudo o dia de Sábado não começou da melhor forma, com o piloto a mostrar um grande mau estar fisicamente e a ter algumas dificuldades em arrancar para a prova. Contudo sempre conseguiram partir para a prova embora com uma grande penalização por atraso na saída do Parque fechado.
Mas mesmo não estando a 100% o piloto voltou a dar cartas ao rodar nos 15 primeiros da geral e nos 3 primeiros entre os concorrentes do regional norte, ou seja, perdendo apenas para os superiores Ford Escort Cosworth de Pedro Peres e o Mitsubishi Evo IV de Luís Mota. Um grande feito que diz bem do andamento do jovem piloto. Já durante a tarde a dupla debateu-se com uns pneus que já não estavam nas devidas condições, tirando toda a aderência ao carro da marca francesa, não evitando inclusive um pião na PEC 8 que os fez perder sensivelmente 20 segundos. Com isto a dupla optou por não correr riscos e abrandou o seu ritmo de prova, aproveitando para dar espectáculo ao muito publico presente no Rali.
Concluído todas as provas especiais de classificação, Sérgio Oliveira e José Vieira terminaram o rali vila Verde no 27º lugar da geral na classificação reservado ao Open de ralis, tendo no regional norte ascendido ao 11º lugar da geral, 9º da categoria e 3º da classe.
Um resultado final que apesar de tudo não traduz o andamento da equipa, pois o tempo real dos troços daria à dupla um lugar nos 3 primeiros, mas devido à penalização pelo atraso da equipa acabaram por descer na classificação.
“Mais uma vez só posso estar satisfeito com o nosso desempenho na prova. Apesar de fisicamente não estar a correr nas melhores condições consegui impor o andamento que me é costume. Fiz o que sabia, e os resultados foram aparecendo. Durante a tarde, e com o calor o rali tornou-se mais difícil, mas por outro lado também ficamos completamente sem confiança no carro, pois os pneus apresentavam demasiado desgaste e o carro estava sempre a escorregar, onde inclusive não evitamos um pião. Com isto optamos por nos centrar em acabar o rali para somar o máximo de pontos para o campeonato. Uma palavra também de agradecimento para todos os nossos patrocinadores Bodhiclinica, Vimasol energias renováveis, Agencia de Viagens e Transportes Alves, Papellandia, SGO, Espaço T, Casa das Baterias, Pneus Silvares, Imocutiães Imobiliária LDA e ao meu grande amigo José Vieira por me colocar sempre o carro nas melhores condições e tornar este sonho possível, pois a minha vida profissional não me deixa grande tempo para tomar conta de tudo e só com a grande ajuda dele e outros elementos da equipa isto é possível”, referiu Sérgio Oliveira.

Regresso azarado para Pedro Silva

O Campeonato Open de Ralis foi até Vila Verde para disputar a sua 5ª prova pontuável.
De regresso aos ralis esteve Pedro Silva, que desta feita fez equipa com o experiente navegador Paulo Silva.
Utilizando o seu habitual Citroen Saxo, o piloto de Guimarães não foi muito feliz no seu regresso.
Bastante confiante para a prova, logo na super especial a dupla teve um pequeno percalço com a caixa de velocidades, já que não conseguiam engrenar qualquer mudança, perdendo alguns precisos segundos que não lhe permitiram arrecadar o resultado pretendido.
Contudo no sábado de manha, quando estavam a disputar a 1ª PEC do dia a caixa de velocidades voltou a chatear a equipa, quando estavam decorridos apenas pouco mais de 3 quilómetros. Só que desta vez foi o selector que se partiu e como não conseguia engrenar qualquer mudança foram obrigados a retirar da prova.
Como nos refere o piloto apoio por ExoSoalhos - Mondim de Basto, Desvio Total - Comércio e Reparação de Automóveis, Pneus Atouguia, Fontana - Ferramenta Professionale, Black Orange, Teixeira Bastos & Filhos, Luciano Correira – Seguros e Magalhães Sport – Competições, “não começamos bem, com aquele percalço na super especial que foi provavelmente um aviso que algo não estava bem. Contudo a 1ª PEC de sábado até estava a correr muito bem, pois estava mos a impor o ritmo desejado e não houve percalços. Infelizmente o selector da caixa partiu-se e como não consegui engrenar mais mudança nenhuma foi totalmente impossível prosseguir o rali. Tive muita pena de ter ficado de fora, mas são situações normais nos ralis e não há nada a fazer”.

Rali muito curto para Domingos Silva

A 5ª prova do campeonato open de Ralis, o Rali Vila Verde não deixou grandes recordações para Domingos Silva e Daniel Silva.
Fazendo a sua estreia neste campeonato e oficialmente a sua 1ª prova da época a dupla do Fiat Punto Turbo acabou mesmo por retirar-se da prova ainda no decorrer da Super Especial de Sexta-feira.
Como nos adiantou o vimaranense “Estávamos muito confiantes para o rali. É uma prova que gosto muito do tipo de traçado que fazemos e onde penso que com as evoluções que introduzimos no carro iríamos fazer um bom resultado. Contudo a meio da super especial a caixa de velocidades cedeu e fomos obrigados a abandonar mesmo o rali, pois os estragos na caixa de velocidades eram demasiado grandes para se conseguir reparar. É mesmo de ficar desanimado pois nem devemos ter feito sequer 1 quilometro1, mas os ralis são mesmo assim e há que contar com estes imprevistos.”

Daniel Ribeiro evidencia-se em Vila Verde

Vila Verde foi palco no passado fim-de-semana de mais uma jornada do Campeonato Open de Ralis, sendo a última prova da época disputada nos pisos de asfalto.
A um grande nível esteve a dupla de Fafe Daniel Ribeiro e Hugo Magalhães. Este regresso, após a ausência do Rali Vila Nova de Cerveira correu da melhor forma, com a dupla a conseguir entrar nos lugares de top.
Logo na sexta-feira à noite com a realização da Super Especial obtiveram um “tempo canhão” que os levou até ao 8º lugar da geral, a 3.8s do 1º.
No dia seguinte, apostaram num ritmo forte mas cuidadoso afim de evitar qualquer percalços que poderiam comprometer a sua prova.
Dando ainda bom espectáculo ao publico presente conseguiram manter-se sempre dentro dos 15 mantendo de troço para troço uma melhor classificação.
Para além da dupla, também o Citroen Saxo esteve em bom plano respondendo sempre ao que a dupla pediu e não dando problemas de maior.
Compridas as 10 provas especiais de classificação Daniel Ribeiro e Hugo Magalhães terminaram num dignificante 8º lugar da geral, 4º da classe e do grupo.
Um grande e merecido prémio para a dupla pois pelo andamento e prestações obtidas este resultado evidencia em grande as suas potencialidades neste campeonato.
“Foi uma prova onde fizemos o que nos foi possível andar, e dar o nosso melhor. Conseguimos evitar os azares, e sem problemas no carro foi possível manter sempre um bom andamento/ritmo que nos levou a resultados para além do que estava mos a contar. Aproveito para dedicar este resultado a todos que nos apoiam, seja os amigos, familiares e claro aos nossos patrocinadores, Central Gym, Desvio Total, Tiagauto Peças, United Fone, Hotel Fundador, Intermarche Fafe, Multimemo, Ladivoffice, RC Construções, DR Construções, Azevedo Automóveis, Jorge Pinheiro Citroën Fafe e IN PEC combustíveis Fafe, e não esquecendo o nosso preparador a Magalhães Sport.

Apesar da desistência, David Silva com saldo positivo.

O campeonato open de ralis prosseguiu em Vila verde com a sua 5ª jornada, desta feita disputada em pisos de asfalto.
Para a equipa de Guimarães David Silva e Augusto Mendes, o Rali Vila Verde valeu-se sobretudo pelas suas prestações durante a prova, já que o final foi madrasto para a equipa que utiliza um Fiat Punto ex-troféu
Vindo de dois grandes brilharetes, o Rali santo thyso e o Rali Vila nova Cerveira, a dupla partir bastante motivada e disposta a tentar a intrometer-se nos lugares de top.
E mais uma vez voltaram a surpreender a concorrência, já que com um carro pouco eficaz neste tipo de pisos voltaram a manter um andamento que os colocou dentro dos 15 primeiros da geral e inclusive já dentro dos 10º primeiros.
Contudo a parte competitiva da tarde de sábado foi madrasta para a dupla que viu na 9ª PEC o eixo traseiro ceder e deitar por “água a baixo” a possibilidade de terminar num bom resultado. A dupla ainda tentou prosseguir, mas ficaram com um disco empenado e um pneu acabou mesmo por arrebentar fazendo-os perder demasiado tempo e cair para os últimos lugares da geral.
“Durante a manha o rali correu nos mesmo muito bem. Estávamos a andar mais uma vez com o carro para além dos seus limites, mas felizmente estava a correr tudo bem e os resultados estavam a ser ainda melhor que em Cerveira.
Infelizmente no 2º troço da tarde o eixo cedeu, tentamos forçar para concluir a PEC, acabamos por empenar um disco e uma roda, onde o pneu veio inclusive a arrebentar e não havia mais nada a fazer e optamos por desistir, pois perdemos muito tempo”, concluiu David Silva.
Mesmo com a desistência David Silva mostrava-se satisfeito com o rali, pois como nos referiu “apesar da desistência estamos contentes com o balanço da prova pois só pode ser positivo. Conseguimos andar nos lugares de top, num ritmo muito forte sem cometer qualquer percalço”.

André Pimenta surpreende no Rali Vila verde

O Team Transportes Freitas deslocou-se até Vila Verde para a realização do Rali Vila Verde, a 5ª prova pontuável para o Campeonato Open de Ralis.
Presentes estiveram as duplas André Pimenta e Marcos Gonçalves no Skoda Fabia Rs Tdi e António Freitas e Hugo Lima em Ford Escort RS 2000.
Ainda antes da 1ª PEC a Super Especial no Centro de Vila Verde, a equipa começou mal, com António Freitas a ser impossibilitado de arrancar para a prova com sérios problemas de Motor no seu Ford.
Já André Pimenta também não teve sorte, pois na Super Especial fez um pião que lhe custou bastantes segundos e consequentemente um mau resultado na PEC.
Com isto a dupla do Skoda Diesel partiu no dia seguinte, dispostos a dar tudo por tudo para recuperar o tempo perdido e chegar a um bom resultado final.
E logo nas primeiras especiais do dia de sábado a dupla entrou da melhor forma ao andar num ritmo forte entrando já dentro dos 20 primeiros da geral. Contudo não escaparam a uma penalização por atraso num controle horário, pois devido a um problema eléctrico o carro recusava – se a pegar. Já nas segundas passagens pelas PEC’s o ritmo foi ainda melhor, passando de forte a diabólico, e permitindo à dupla de Barcelos andar nos 15º primeiros da geral e inclusive já na parte final do rali nos 10º primeiros. Após as 10 especiais de classificação e mesmo com estes percalços a dupla terminou no 13º lugar da geral, 2º da classe, 9º da categoria e 1º entre as viaturas Diesel.
“Foi uma prova que até correu bem. Conseguimos manter um bom andamento, não cometemos erros e que se não fosse a penalização teríamos terminado dentro dos 10º primeiros da geral. De prova para prova temos melhorado alguns pormenores no carro, e fundamentalmente estamos cada vez mais em “sintonia” com ele o que nos permite aproveitar as potencialidades deste. Mas foi sem dúvida mais uma prova a um grande nível onde ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos”, afirmou André Pimenta.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

José Monroy com resultado possível

O Circuito de Vila Real recebeu este fim-de-semana a terceira jornada do PTCC /Campeonato de Portugal de Circuitos, com José Monroy, ao volante do Seat Leon SuperCopa, a ter duas corridas pouco fáceis, mas também a conseguir alguns pontos importantes para o campeonato.
Nas sessões de treinos, e apesar do desconhecimento do circuito, José Monroy foi progressivamente melhorando os seus tempos, obtendo o sexto melhor tempo na grelha de partida.
Com um carro menos competitivo do que o habitual, o piloto de Cascais partiu para a primeira corrida a pensar nos pontos, com uma corrida sem grandes complicações, e onde terminou no quinto lugar da geral, cumprindo os objectivos para a corrida como explicou “Este carro não é tão rápido como o que tive nas última provas, e numa pista tão difícil como esta não deu para arriscar mais, preferindo trazer para casa alguns pontos”.
A segunda corrida do dia parecia ter um desfecho idêntico ao da primeira, no entanto uma falha na travagem na chicane levou a uma penalização por drive-trough (passagem nas boxes), o que deixou o piloto bastante aborrecido “pois rodava sozinho, e não tirei nenhuma vantagem ao cortar a chicane, foi um erro na travagem” pior ainda foi o facto de momentos antes um outro concorrente ter também falhado a travagem para a chicane, sem o mesmo sofrer qualquer penalização. Conforme explica José Monroy “houve uma dualidade de critérios, e exprimi isso à direcção de corrida, embora saiba que a penalização está dada e nada há a fazer quanto a isso”. Com esta situação, Monroy perdeu dois lugares, conseguindo segurar ainda o sexto lugar final.
A próxima corrida está marcada para os dias 11, 12 e 13 de Julho, no Circuito do Estoril, como jornada de suporte ao WTCC-Campeonato do Mundo de Turismo, numa prova onde José Monroy admite que não haverá mais contemplações com o ritmo a impôr na corrida, assim consiga um carro fiável e competitivo.

domingo, 22 de junho de 2008

Carlos Oliveira e Jorge Henriques vitoriosos no Rallly Ourense

A bonita cidade de Ourense em Espanha foi palco de mais uma jornada do mítico Campeonato de Espanha de Ralis. Na prova a cargo da Escuderia Ourense esteve presente a dupla de Guimarães Carlos Oliveira e Jorge Henriques, inseridos na Copa Subaru Impreza 2008, desafio que utiliza os novos Subaru’s Impreza N14.
Vindos de uma vitória na última prova, Oliveira e Henriques partiram bastantes motivados e dispostos a fazer os possíveis para vencer o desafio, embora sabendo que a tarefa era agora um pouco mais difícil, pois a copa tinha mais concorrentes e alguns deles já bens adaptados ao novo N14.
Durante a 1ª e 2ª passagem pelos troços da manhã entraram muito bem e sem quaisquer erros dominaram as 6 primeiras provas especiais de classificação só não ganhando a última devido a terem sido obrigados a abrandar muito num local onde estava um concorrente que obstruía a quase totalidade da estrada. Ainda assim acumularam desde logo uma grande vantagem para os seus mais directos adversários. A nível da produção e da classificação geral também surpreenderam aos rodar dentro dos 20º primeiros.
“Estamos a dar o nosso melhor, o carro tem estado muito bom, pelo que estamos a conseguir impor um bom andamento e os resultados estão a ser os esperados”, referiu o piloto.
Já na parte da tarde disputou-se uma dupla passagem pelos troços Canón do Sil (22,49Km) e San Pedro de Rocas (28,54 Km).
Saindo com uma grande vantagem para estas 4º provas especiais de classificação a equipa optou por manter um tuada calma de forma a gerir o 1º lugar. Em Canón do Sil 1 voltam a ser os melhores da Copa, enquanto em San Pedro de Rocas registam o 2º melhor crono Na última e decisiva passagem pelos troços e com a vitória já bem encaminhada rodaram com bastantes cautelas, gerindo muito bem a sua prova e conseguindo ainda assim estar na frente da Copa Subaru 2008.
Concluído este duro e difícil rali, Carlos Oliveira e Jorge Henriques acabaram mesmo por vencer o troféu, não dando quaisquer hipóteses aos seus adversários.
“Foi uma prova que correu muito bem. Foi um rali muito duro, com temperaturas altas e com troços cronometrados muito extensos que exigiu bastante do nosso empenho, e onde tudo correu felizmente bem. Conseguimos cumprir o objectivo de vencer, estamos na liderança da copa pelo que só podemos estar satisfeitos com o resultado final”, referiu Carlos Oliveira.